20.12.15

De volta aos quinze (Bruna Vieira)

Esses dias eu finalmente acabei de ler o livro "De volta aos quinze", da Bruna Vieira. Tinha comprado e começado a leitura ano passado, mas, como não estava curtindo muito o começo, acabei largando a leitura no meio. Voltei a ler agora nas férias e consegui acabar bem rapidinho. Foi uma leitura bem gostosa no final.

Sinopse: Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.



Eu sempre adorei a Bruna, os posts e os vídeos dela, mas confesso que não curti muito ela como escritora. Gostei do livro? Sim. A história é legal e bem gostosa de ler. Da para lê-la rapidinho e ainda passar o tempo de uma forma gostosa. Porém o enredo e a personagem principal me decepcionaram um pouco.

Quem conhece a Bruna sabe que hoje ela tem vinte e poucos aninhos. A Anita, personagem principal do livro, tem 30, mas suas descrições, atitudes e pensamentos estão muito mais para os de uma adolescente. Acho que a Bruna precisaria ser um pouco mais velha para conseguir construir melhor uma personagem com uma cabeça de 30 anos.

O enredo também me irritou um pouco. Sei que as viagens no tempo são simplesmente a causa de toda história, mas eu achei meio bobo, meio clichê. Não sei se sou eu que já não curto mais tanto histórias de romance, mas acho que a Bruna deveria ter inovado mais, ter trazido mais ideias diferentes do que as que a gente já ve por aí, tanto em histórias de romance, quanto em histórias em que há viagens no tempo.

Por outro lado, eu adorei toda a parte visual do livro. A capa é ma-ra-vi-lho-sa! Ela mostra a paisagem de São Paulo, enquanto a contra capa mostra uma paisagem de uma cidade do interior, representando Imperatriz, a cidade de Minas Gerais em que Anita nasceu e cresceu.

Todas as fontes e seus tamanhos estão ótimos. O espaçamento de linhas também está perfeito. E as páginas são amareladas <3






No comecinho de cada capítulo há dois versinhos que podem resumi-lo, o que eu achei um amorzinho. A maioria pode se aplicar à vida do próprio leitor. Então, quem quiser, seria até legal anota-los para ler mais tarde. Aliás, como eu disse no começo do post, eu sempre gostei do blog da Bruna, pois adoro os textos e os posts que ela escreve. Apesar de eu não ter curtido tanto assim o livro, peguei um monte de quotes de lá que eu amei.

"Quando você descobre que alguém te ama, tudo o que essa pessoa faz parece ser para chamar a sua atenção. Quando você descobre que alguém te amou, tudo o que você faz é tentar chamar a atenção dessa pessoa."

"De quanto tempo você precisa para não precisar mais de tempo algum?"

"É bizarro imaginar que existem milhões de pessoas no mundo que têm tudo a ver com a gente, mas que jamais vamos conhecer, né?"

"Ele precisava pensar que eu tinha uma vida interessante. Pelo menos para sentir um pouco daquela antiga vontade de fazer parte dela."

"Dizem por aí, e eu concordo plenamente: a melhor maneira de ser feliz com alguém é aprender a ser feliz sozinho. Daí a companhia será questão de escolha, e não de necessidade."

"Eu queria amá-lo e ser amada por ele. Eu queria ser a pessoa mais importante da vida dele. Como ele era hoje para mim."

Apesar das críticas, achei que o livro também me fez refletir um pouco sobre como nossa vida pode mudar completamente de acordo com as escolhas que fazemos. E que devemos sempre olhar para frente, não importa qual foi o tempo "perdido".

Recomendo o livro sim, pois há muitas reflexões legais que se pode tirar dele.

Quem já leu, comenta aí em baixo o que achou. Quero ver a opinião de vocês também!

Nenhum comentário :

Postar um comentário